7 de março de 2008

BIOGRAFIA - DESMOND DEKKER

THE KING OF SKA
O mundo do reggae e também do ska amanheceu mais triste no dia 25/05/2006. Desmond Dekker, o primeiro cantor jamaicano a emplacar um hit de sucesso nas paradas britânicas, sofreu um ataque cardíaco na noite do dia anterior, em Surrey, sua residência na Inglaterra. Ele tinha 64 anos.
Desmond Adolphus Dacres nasceu em Kingston em 16 de julho de 1941 e junto com seu grupo, The Aces, alcançou o sucesso na Jamaica com a música "Israelites". Dekker perdeu os pais durante a adolescência e foi nessa época que começou a trabalhar como soldador. No trabalho, Desmond era encorajado pelos colegas a cantar e por esse motivo, no ano de 1961, resolveu participar de uma audição para o lendário Studio One, de Coxsone Dodd e para o Treasure Isle, de Duke Reid. Nenhum dos dois ficou impressionado com os talentos de Desmond, que resolveu tentar a sorte no selo de Leslie Kong junto com Derick Morgan. Com o apoio de Morgan, Dekker conseguiu ser contratado, mas não pode gravar até 1963, pois Leslie Kong estava esperando Desmond achar a música perfeita. E foi com a música "Honour Your Father And Mother" que isso aconteceu. A música se tornou sucesso e em seguida vieram "Sinners Come Home" e "Labour For Learning". Foi nessa época que Desmond trocou seu sobrenome de Dacres para Dekker. O hit que veio em seguida foi "King Of Ska", no qual ele contou com a ajuda dos Maytals nos backingvocals.
Com a música 007 (Shanty Town), Dekker tornou-se de vez um dos ícones para os rude boys jamaicanos e uma das figuras mais importantes da cena Mod britânica. No final dos anos 70, Desmond assinou com o Stiff Records, um selo punk ligado ao movimento Two Tone e lá permaneceu de 80 a 83. Ainda nos anos 80, Desmond assinou um contrato com a Trojan, que é hoje um dos principais selos ligados à música jamaicana e principalmente ao skinhead reggae, e teve muitos de seus álbuns relançados.
Desmond foi um dos pais e pioneiros do skinhead reggae e foi homenageado pelos Beatles na música "Ob-La-Di, Ob-La-Da".
Desmond continuava fazendo inúmeros shows pelo mundo, principalmente no circuito europeu, onde tinha uma grande turnê marcada para o verão de 2007. Sua morte pegou todos de surpresa, mas sua música permanecerá, para sempre, trazendo alegria para os rude boys de todo mundo. Dekker foi enterrado no Streatham Vale Cemetery, em Londres.
"I just write what I see and hear happen and I present that to the people if they weren’t there to let them know what was happening" – Desmond Dekker, 2002.
Discografia:

007 (Shanty Town) - 1967
Beverley's

Action! -1968
Beverley's/Produced by Leslie Kong

The Israelites - 1969
Beverley's/Produced by Leslie Kong

This Is Desmond Dekker - 1969
Trojan/Produced by Leslie Kong
You Can Get It If You Really Want - 1970
Trojan

Israelites - 1975
Cactus/Produced by Bruce Andhony, L. Kong
Black And Dekker - 1980
Stiff

Compass Point - 1981
Stiff/Produced by Robert Palmer

Officially Live And Rare - 1987
Trojan/

Music Like Dirt - 1992
Trojan

King Of Ska with the Specials - 1993
Trojan/Produced by Roger Lomas

Moving On - 1996
Trojan/Produced by Desmond Dekker & Delroy Williams

Halfway To Paradise - 1999
Trojan/Produced by Desmond Dekker

Live In London - 2003
Secret Rcds.

fonte: You & Me on a Jamboree

2 comentários:

Jazz disse...

Oi Dida,

gostei dos blogs muita coisa boa tb!!! já vou colocar seus links no notas

ate mais,
Jazz.

Gon disse...

Desmond Dekker.
sempre encantando com suas musicas
são muito boas ;

<3