16 de abril de 2008

BIOGRAFIA - MADNESS

Hey You!Don't watch that watch this...

A origem do Madness data do ano de 1976, com um grupo de ska chamado Invaders, da cidade de Camden, Inglaterra. Seus integrantes eram Mike Barson, Chris Foreman e Lee Thompson. Após dois anos de shows e tendo poucos e violentos skinheads como fãs, o grupo resolveu mudar de nome e roupagem. Surge então o grupo "Morris and the Minors" e ganham alguns integrantes: Graham "Suggs" McPherson, Mark Bedford, Carl “Chas Smash” Smyth e Daniel Woodgate. No final do ano mudam o nome para Madness, uma homenagem a uma canção de Prince Buster, um dos ídolos dos moleques.

Em 1979, resolvem lançar pelo Two-Tone, seu primeiro single, "The Prince", outra homenagem a Buster. A canção torna-se um grande sucesso, ficando entre as 20 mais da parada britânica e rapidamente são contratados pela Stiff Records, mesma casa de Elvis Costello, que resolvem colocar rapidamente o grupo em estúdio. Em outubro é lançado One Step Beyond, que alcançou a segunda posição nas paradas dos mais vendidos. A faixa-título impulsiona as vendas e chega ao sétimo posto das paradas. O grupo promove uma mistura de ska com rock, nos mesmos moldes do Specials e seu som é batizado de "nutty sound", por incorporar também influências do soul, funk e jazz e bandas britânicas dos anos 60, além das caretas e da grande descontração que viraram marca registrada de suas apresentações. "One Step Beyond", virou um dos maiores hinos do grupo.

E a febre aumentou ainda mais quando "My Girl" chegou ao terceiro posto da parada, superando os dois compactos anteriores. A canção foi a segunda de uma impressionante seqüência entre os Top 10 da parada britânica, o que tornou o grupo amado por pessoas de todas as faixas sociais e idades. Se algum grupo mereceu o apelido de "banda do povo", nos anos 80, essa banda foi o Madness.

Aproveitando o sucesso, o grupo lança em março de 1980 o EP Work Rest and Play, que chegou ao sexto lugar das paradas, graças ao sucesso de "Night Boat on Cairo". E Suggs era uma das razões para o sucesso do grupo. Esse jovem viciado em futebol (é fã doente do Chelsea) e que tirou seu apelido de um livro sobre jazz, era um garoto que já tinha passado por pequenas e obscuras bandas que tocavam o ritmo imortalizado por Charlie Parker e Miles Davis, quando entrou para o Morris and the Minors. Com mais de 1,90 m de altura e irreverente no palco, além de uma voz marcante, Suggs virou uma figura pública e carismática. Mesmo sem querer, Suggs virou a cara oficial do Madness.






Em setembro de 1980, é lançado o disco Absolutely, ficando em 2º lugar na Inglaterra. Absolutely contém grandes momentos, como "Baggy Trousers", que havia sido lançado como single no mesmo mês, batendo na terceira posição e se tornando uma das canções mais famosas do grupo, senão a mais conhecida. Nesse ano promovem uma gigantesca turnê por toda Europa, tocando pela primeira vez na Itália, Holanda e outros lugares. Apesar do enorme sucesso, o grupo confessava que a rotina febril deixava à todos extenuados: "Em dias de shows, nós trabalhamos quase 20 horas, um ritmo alucinante. Além disso, as constantes viagens de um lado para o outro e indo de um lugar quente para cidades geladas, acaba diminuindo nossa resistência. É uma vida dura, mas muito divertida", contou Suggs, em uma entrevista durante a excursão européia.

Mas descanso não era com o grupo, e os próprios integrantes odiavam não ter nada para fazer, preferindo ensaiar, compor canções ou mesmo entrar em estúdio. Tamanha fome fez o Madness emplacar uma série de singles e um novo LP (Seven) nas prateleiras e paradas de sucessos. O disco ficou em sétimo lugar entre os mais vendidos e rendeu mais sucessos. E o grupo jura que o modesto sucesso da canção "Cardiac Arrest", que ficou apenas em 14º lugar foi devido ao boicote de algumas emissoras. Mas o sucesso seria muito maior quando "House of Fun" alcançou o primeiro lugar nas paradas, antecedendo a primeira coletânea da banda, Complete Madness.

Em 1982 lançam um novo disco que é considerado entre muitos amantes do grupo como sua obra-prima: The Rise and Fall. O disco, que foi lançado em novembro, alcançou a décima posição na parada e fez com que a banda conseguisse uma nova casa, na América, a Geffen. E tudo isso por uma canção que virou o único hit por lá e que foi massivamente veiculada na então novata MTV: "Our House". O sucesso foi tão grande que a Geffen mais do que rapidamente lançou uma coletânea do grupo apenas com o nome da banda, em 1983, tentando aproveitar o bom momento.


Mas se 1983 prometia ser o ano do Madness nos Estados Unidos, o grupo ficou tremendamente abalado com a notícia de que o tecladista Mike Barson, principal compositor da banda, estava deixando a carreira para cuidar mais de sua vida pessoal, e, em especial, do seu casamento, tão abalado com a vida frenética do músico. A saída de Mike, coincidentemente ou não, marca o fim da fase de ouro da banda, já que sem ele, nunca mais emplacariam uma canção entre as 10 mais. Suggs lembra que quando Barson avisou que sairia, ninguém acreditou e que quando descobriram que ele estava falando a verdade, uma espécie de pânico tomou conta de todos: "Mike era nosso principal compositor e um das mais pessoas mais alegres que conheci. Quando ele deixou o Madness senti que nunca mais seríamos o mesmo."

Mesmo com um desfalque tão grande o grupo continuou em frente e lançou em 1984 um novo disco chamado Keep Moving. O título do disco (continue em movimento) dá a clara noção do que o grupo desesperadamente tentava fazer. A grande canção do disco era "Michael Caine", referência ao famoso ator britânico, ganhador de dois Oscars e que participa na canção dizendo a frase "I am Michael Caine". Apesar de boas vendagens, o trabalho sepultou o final do acordo entre a banda e a Stiff Records, já que a banda resolveu lançar seu próprio selo, Zarjazz.

O primeiro lançamento pela nova casa foi o single "Yesterday's Men", em agosto de 1985, uma balada classuda, com uma letra amarga e um arranjo muito puxado para o jazz. O single teve uma colocação modesta na parada inglesa, alcançando apenas a 16ª posição. Em setembro, sai Mad Not Mad, onde já se podia notar pelas fotos da capa e da contra-capa que a alegria tinha sumido. O Madness fez um bom disco, mas longe da inspiração dos antigos. O resultado acabou sendo sentido e percebido com a pequena vendagem. A química já não era mais a mesma e após um primeiro semestre de 1986 totalmente sumidos de cena, o grupo anuncia no dia 4 de setembro que a banda chegava ao seu final.

Em 1988, para surpresa de muitos, surge um single no mercado ("I Pronunce You") do grupo The Madness. O grupo era formado por quatro integrantes do Madness original (Suggs, Carl Smyth, Chris Foreman e Lee Thompson), tendo a colaboração do lendário Jerry Damers (ex-Specials) nos teclados, além de dois integrantes dos Attractions, banda que tocava com Elvis Costello: Steve Nieve (também teclados) e Bruce Thomas (baixo). Mas após o fiasco do single, o grupo sumiu sem deixar traços.

O grupo entrou em uma longa hibernação até uma volta inesperada em 1992, para duas apresentações no Finsbury Park, em Londres, na primeira edição do Madstock, que saiu em cd pela pequena gravadora Go Discs!, a mesma de Billy Bragg. O festival durou quatro anos e, em todos eles, o grupo se reunia e era a principal atração do evento. Mas as reuniões eram esporádicas e todos tinham seus projetos. O mais bem sucedido foi Suggs, que emplacou uma boa carreira solo e virou até apresentador de um programa de televisão no Canal 5, chamado Night Fever.

Após a última apresentação do grupo em 1996, no Madstock, avisaram que não voltariam mais a se reunir, mas eles voltaram, sim, dois anos depois para uma volta em grande estilo e com a formação original. Lançam um novo single, "Lovestruck", que chega ao décimo lugar nas paradas e fazem planos para um novo disco, contando com os produtores de todos os discos anteriores do grupo, Clive Langer e Alan Winstanley. Lançam apenas outro single, "Johnny the Horse" e uma coletânea contendo todos os seis discos do grupo chamada The Lot.

Começam uma nova excursão pelo mundo no Natal daquele ano. A "Maddest Show on Earth Tour" sai em carreata pelo mundo e no dia 16 de junho, fizeram uma aparição em um concerto tributo à Ian Dury, velho amigo e ídolo do pessoal, que havia falecido no dia 27 de março daquele ano, após lutar por quase cinco anos contra um câncer. O concerto foi realizado no Brixton Academy, em Londres. Em 2002 Smyth lança o hino da seleção inglesa que disputaria a Copa do Mundo no Japão e na Coréia do Sul, "We're Coming Over", e em outubro o grupo estréia um musical chamado "Our House". O grupo continuou excursionando ainda em 2003 e alguns poucos shows em 2004.

Durante todos esse anos, a banda manteve um alto nível em suas composições e em suas relações com o público. Eles foram umas grandes bandas que souberam misturar humor, política, diversão e muitas melodias inesquecíveis e serem adoradas por pessoas de todas as faixas etárias e sociais.

Fonte: Página da Beatrix


Nenhum comentário: